I FÓRUM INTERNACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS NO UNIVERSO DO LAZER
9:00 às 12:00
CULTURA CORPORAL E LAZER: DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS COMO VIVÊNCIAS SOCIOCULTURAIS
Dentre as possíveis temáticas que podem trabalhar as Danças enquanto conteúdo, as Danças Afro-Brasileiras foram escolhidas para a oficina devido a representatividade histórica e cultural do povo brasileiro. Danças originárias da África, porém recriadas ao longo da história do país, como forma de expressão, diversão, alegria, emoções, atitudes, resistência e luta pelos ideais. Para possibilitar uma satisfatória vivência do conteúdo dessas danças, co-relacionando africanidade e brasilidade para os participantes do fórum. Abordando conceitos, origens, regionalização. Ligando momentos e estações históricas, na qual serão abordadas a história da temática, contextualização, reprodução de vivências e a prática nos âmbitos escolar, familiar, social.
Oficina ministrada por: Acad. Thabata Alves Luiz
9:00 às 12:00
DISCUTINDO AS RELAÇÕES ENTRE O CORPO E O LAZER
Reflexões a respeito do corpo em diversas relações sociais, sobretudo, na dimensão do lazer. Debate sobre as influências da Indústria Cultural e as possibilidades de desenvolvimento da autonomia e da emancipação humana.
Oficina ministrada por: Prof. Dr. Tadeu João Ribeiro Baptista
9:00 às 12:00
BRINCADEIRAS E JOGOS ONLINE
Imersos em um novo paradigma social e educacional pelo qual novos hábitos, novas formas de aprender e ensinar se observam em nítida transformação, quero lhe apresentar um novo conceito em produção do conhecimento, práticas em brincadeiras e jogos online
Oficina ministrada por: Prof. Tiago Aquino (Paçoca)
9:00 às 12:00
CAPOEIRA ANCESTRALIDADE E TERRITORIALIDADE
Via linguagens interdependentes da capoeira (exs.: oralidade, corporeidade, musicalidade, etc.) iremos problematizar algumas ações-reflexões-novas ações com, na e para a capoeira.
Oficina ministrada por:
Me. Klayton
Cm. Tchê
Cm. Ricardo
Prof. Cajueiro
9:00 às 12:00
NA PONTA DA LÍNGUA: SABERES E SABORES ANCESTRAIS
Nesta oficina, Chris Mendes compartilha de suas vivências como mulher negra e de terreiro, onde desde pequena escutava as mães pretas cantarem e falarem na "língua do santo”, palavras que hoje usamos no nosso dia a dia, fora os deliciosos quitutes que ali eram preparados.
Os angolanos, o povo Banto que foram os primeiros negros trazidos para o brasil para se tornaram escravos, aqui deixaram ritmos e costumes que usamos até hoje e um deles é o pilar da família onde a mulher é a ponta principal, com elas se aprenderam as rezas, a culinária, as musicas e as danças e é, geralmente, assim que funciona o candomblé a liderança da mulher negra deixando para os homens o toque dos atabaques, a sacralização dos animais e o aproveitamento do coro desses.
A oficina “Na ponta da língua: saberes e sabores ancestrais”, trás a essência desta herança e a simbologia do repasse do mais velho para o mais novo, o aprender, absorver e repassar.
As músicas, as palavras e a culinária na ponta da língua ritmada pela palma da mão como o jongo ritmo este tido como o pai do samba trazido pelo povo banto, onde a comunicação era feita através dos tambores, porém em momentos de lazer incluía-se a umbigada e as palmas.
Oficina ministrada por: Chris Mendes
09:00 às 12:00
SIMPLIFICANDO A PESQUISA NO CAMPO DO LAZER
“Fazer pesquisa é complicado”. Você já deve ter pensado nisso. Através dessa oficina vou mostrar que estruturar uma pesquisa no campo do lazer, incluindo a formatação do trabalho nas normas da ABNT, pode ser mais simples do que parece!
Oficina ministrada por: Prof. Alípio rodrigues pines júnior
9:00 às 12:00
EDUCANDO E APRENDENDO COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.
A presença das histórias em quadrinhos enquanto elemento cotidiano, imagético, semiótico e social é uma realidade. O melhor entendimento das possibilidades didático-pedagógicos da leitura, interpretação e utilização dos quadrinhos em sala de aula é uma necessidade dos tempos atuais, uma importante ferramenta a ser utilizada em conjunto com metodologias ativas, que dialoga com os estudantes das mais variadas faixas etárias. Aprender para ensinar na perspectiva da ampliação educacional com os quadrinhos é o desafio que aqui buscamos atender.
Oficina ministrada por: Thiago Modenesi
9:00 às 12:00
O LAZER E A SAÚDE SOCIOEMOCIONAL DAS INFÂNCIAS: A PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR.
A história das infâncias, a sociologia das infâncias e os desafios contemporâneos das infâncias. O universo do lazer e as suas compreensões. O lazer e a saúde socioemocional das infâncias. Relação entre o lazer e os comportamentos autodestrutivos. A transdisciplinaridade e os estudos das infâncias. O lazer e a transdisciplinaridade. A privação do lazer nas infâncias e suas consequências na saúde socioemocional na idade adulta.
Oficina ministrada por: Bruno Cézar de Farias Melo
9:00 às 12:00
A MEDICINA CHINESA NO CUIDADO INTEGRAL DO SER: DA SAÚDE A UM MODO DE VIVER EM HARMONIA
A oficina será dividida em dois momentos, o primeiro uma palestra sobre o tema abordado e no segundo momento uma vivência de Tai Chi Chuan que terá relação ao que foi explicado no primeiro momento.
Oficina ministrada por: Bruno Chòng
9:00 às 12:00
GINÁSTICA RITMICA NA ESCOLA
Em breve
9:00 às 12:00
PROGRAMA LUDUS: OS JOGOS E SUAS INTERVENÇÕES COM IDOSOS E CRIANÇAS
Intervir através de jogos e brincadeiras, com base no Programa Ludus, buscando o sentimento de prazer e da alegria, junto aos estudantes e profissionais de Educação Física.
Oficina ministrada por: “Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte” – ETHNÓS - UPE